Onde há braford, há esperança.
Importância
dos embriões.
A utilização de embriões é uma técnica que vem crescendo e ganhando muito destaque em meio as propriedades rurais brasileiras, isto em virtude da sua vasta bagagem de vantagens e custo benefícios que a mesma gera aos produtores.
Além dos benefícios genéticos para quem busca produzir animais de elite, os embriões são uma oportunidade também para quem busca produzir rebanhos de carne, isto em virtude de os embriões serem de produtos totalmente selecionados de pais e matrizes melhoradoras, o que influencia diretamente nas dep’s de crescimento, ganho de peso e qualidade de carcaça, além da possibilidade da produção de 1 terneiro por ano.
Isto em virtude da possibilidade gerada pela técnica, de saltar até 4 gerações na seleção genética, ou seja, permite que através de um único cruzamento, se obtenha um terneiro tão bom geneticamente quanto a outros oriundos de vários anos de cruzamentos e seleções. Esta técnica possibilita que um criador que esteja iniciando na pecuária, consiga produzir em seu primeiro ano, suas próprias fêmeas de reposição, suas futuras doadoras ou até mesmo os touros para uso ou comercialização futura. Tudo isto, por um custo razoavelmente baixo, quando comparado a compra de animais já nascidos para a reposição destas categorias para a fazenda.
Recentemente, a Fazenda Esperança criou sua própria Central de distribuição de genética, que hoje tem entre 20 e 25 doadoras que são coletadas mensalmente e produzem material genético. Em 2021, devem ser produzidos de 1 mil a 1,2 mil embriões, sendo que, só nesta estação, mais de 120 animais estão nascendo em sete diferentes Estados do país com genética do estabelecimento alegretense. O foco da Esperança é democratizar a genética Braford no Brasil.