REMATE

Em outubro de 2020, a Fazenda Esperança promoveu a 1ª edição do Remate em parceria com a Cabanha Santa Camila, um criatório muito tradicional com sede no município de Alegrete e contou também com fazendas convidadas. O leilão registrou excelentes médias e teve a pista movimentada. 

Em Setembro de 2021 o remate registrou a sua 2° edição e trouxe como oferta animais exclusivos da raça Braford os quais compuseram diversas categorias.

 Em 2021 na categoria touros, a fazenda ofertou 9 reprodutores, sendo destes, 6 animais de 2,5 anos e 3 com apenas 1 ano. Todos com exame andrológico e aptos a uso durante a estação reprodutiva. 

Dentre os diferencias que possibilitam a fazenda realizar ofertas de animais precoces e produtivos, está além da sua seleção genética, a criação a pasto. Além dos reprodutores ofertados no remate, a fazenda realiza venda permanente anual de 50 touros criados totalmente a pasto. 

Durante o remate houve a comercialização de fêmeas de elite de alta carga genética, onde algumas já estavam aptas a produção e coleta de embriões e outras, que estarão aptas ao atingirem a idade reprodutiva recomendada para a técnica.

Dentre as fêmeas aptas a coleta, estavam a matriz K 2149 que tem linhagem pitangueira e que já produziu diversos produtos de destaque no plantel e na cabanha da fazenda e que por escolha do novo proprietário, segue em coleta na fazenda na modalidade parceria e seus embriões seguem sendo comercializados. Também foi vendida a fêmea Faísca, que é neta de Raulito e filha do Rastro, importante touro já coletado em central, adquirido da Cabanha Santa Camila pela Fazenda Esperança.

 

 

 

 

 

Foram ofertadas também 10 terneiras de elite. Dentre estas, importantes fêmeas do criatório que compuseram o time de pistas da cabanha, com destaque para Soberana que é filha da matriz TE 07 (Pimenta), produtora muito importante no banco de doadoras da fazenda.

A fazenda realizou a oferta de 13 receptoras paridas todas de embriões produzidos e comercializados pela fazenda, através da produção de seu banco de doadoras. 

Nesta oferta foram comercializados produtos nascidos de vários cruzamentos distintos. Dentre a oferta houve destaque a 1 produto, leiloado individualmente, pois se tratava de uma fêmea produzida através do mesmo cruzamento que produziu uma fêmea de grande destaque do criatório, a Rainha da Esperança. Rainha é filha da (Pitangueira K 2149), fêmea que também faz parte assim como a Rainha, do time de doadoras da fazenda e que foi comercializada durante o remate, mas que por escolha do cliente, segue no banco de doadoras realizando coletas.

Além dos lotes de receptoras paridas, também foram comercializados 5 lotes de receptoras prenhez, totalizando 11 cruzamentos premium totalmente selecionados através da produção das doadoras na central.

Durante o evento, houve também a oferta de um lote de três novilhas prenhez e cinco lotes especiais de novilhas vazias, compostos por um total de 15 fêmeas selecionadas genética e fenotipicamente, aptas a reprodução por escolha de reprodutores a gosto dos clientes.

Em 2020 durante o primeiro remate, a Fazenda Esperança comercializou 3 doadoras valorizadas em 256 mil reais na categoria de parceria, as quais continuaram na fazenda esperança para seguirem na bateria de coleta de embriões.

 

O animal mais caro do pregão foi a terneira Escarapela da Esperança, valorizada em R$ 112 mil, até então um recorde de preço na raça Braford no Brasil. O comprador, Diogo Vontobel Breyer, da Cabanha Don Pedro, de Alegrete, adquiriu 50% da fêmea de 12 meses e 450 quilos, que ficou na fazenda para a coleta de embriões.

Outra terneira, a Rainha da Esperança, foi valorizada por 80 mil reais e a Cacau da Esperança pelo valor de 64 mil reais. Cacau é filha também de uma matriz que compõem o grupo seleto de doadoras da fazenda esperança, a (Mercedita). 

 

O fato inusitado, foi que apenas 72 horas após o remate, a terneira Escarapela que até então, havia sido a mais valorizada na história da raça Braford, logrou o título de Grande Campeã da raça, na Expofeira na cidade de Bagé, título que em 2021 foi ganho novamente pela mesma, o que lhe tornou Bi-Grande Campeã da Feira. Escarapela que assim como a rainha, também é filha da K 2149 doadora de grande importância e em coleta permanente na fazenda esperança.



Quer participar da próxima edição?